O quanto de peso adquirido na gravidez é demais? Confira 5 dicas para manter o equilíbrio nesse período

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Ganhar peso durante a gravidez é algo completamente normal e necessário. Mas pesquisas recentes estão mostrando que o ganho excessivo de peso pode ser prejudicial para a saúde da mãe e do bebê.

Então surge a pergunta: quanto é demais quando consideramos o aumento de peso da gravidez?

O ganho excessivo de peso está intimamente relacionado com o maior risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta e complicações de parto. E, além disso, igualmente pode afetar a saúde do bebê a curto prazo.

De acordo com uma pesquisa na Universidade de Virgina, filhos de mães obesas tem 36% mais chances de serem autistas e 62% mais chances de desenvolverem o déficit de atenção.

A indicação da OMS é se basear a partir do Índice de Massa Corporal antes da gravidez para saber o limite de kg considerados saudáveis para esse processo.

Mas os pesquisadores avisam que não ganhar o peso suficiente durante a gravidez igualmente pode ser prejudicial. Por isso é relevante que as mulheres não tentem perder peso nesse período uma vez que é possível que o bebê não obtenha os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Veja agora as 5 dicas para um ganho de peso saudável durante a gravidez:

1. Converse com o seu médico

É relevante conversar com o seu médico e esclarecer todas as dúvidas a respeito do que se pode ou não comer, quanto de peso você pode ganhar, em qual momento da gravidez que as mulheres costumam ganhar mais peso. Tudo isso vai ajudar a se manter no controle na hora do desespero.

2. Monitore seu peso antes da gravidez.

Saber o seu peso antes mesmo de engravidar é relevante justamente para manter o monitoramento de acordo com os padrões indicados. Mas lembre-se que toda gravidez é diferente.

3. Mantenha o foco na alimentação saudável

Comer por dois” na gravidez é um mito, mas é preciso comer bem. Então preste atenção na qualidade do alimento que você consome e se você está consumindo de fato todos os nutrientes necessários para esse bebê.

4. Faça exercícios regularmente

Manter-se ativa é muito relevante durante a gravidez. O recomendado é fazer 150 minutos de exercício por semana. Consulte o médico para saber os tipos de exercícios recomendado para grávidas.

5. Conte com o apoio de seu parceiro

Eles são essenciais para dar o apoio e o ombro nos momentos mais íntimos e difíceis.

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