Gravidez de múltiplos: O que vem por aí

Unicef faz alerta para efeitos da poluição em bebês: há danos para o cérebro e pulmão, diz entidade
17 de janeiro de 2018
Dermatologista dá dicas para evitar estrias na gravidez
29 de janeiro de 2018

Descobrir uma gravidez de múltiplos é uma benção e um susto ao mesmo tempo. Uma série de porquês e senões aparecem como turbilhão na cabeça dos pais que esperam a chegada de mais de um filho ao mesmo tempo. Alguns cuidados devem ser tomados para que o período gestacional ocorra de maneira tranquila, sem sobressaltos. O ginecologista e obstetra ÉlvioFloresti Júnior dá algumas dicas para as mamães.

É comum que a medida em que os gêmeos de desenvolvam o cansaço apareça. “A quantidade de hormônios em barrigas de múltiplos é maior e, por esse motivo, as reações são mais acerbadas. Fadiga extrema é muito comum, por isso, escutar o corpo e reservar um tempo para repor as energias é fundamental”, explica o médico. Os enjoos matinais também aparecem muito forte. “É importante lembrar que fazer refeições regulares e saudáveis é um dos requisitos para uma gravidez tranquila e com as náuseas intensas, as grávidas acabam pulando essa regra. Isso não pode acontecer”, argumenta.

As visitas de acompanhamento pré-natal também são menos espaçadas. As mães de gêmeos precisam ficar atentas a doenças como pré-eclâmpsia, pressão alta, diabetes gestacional e o obstetra também fica mais atento a situação do colo uterino. “Os ultrassons para medir o comprimento do colo do útero são essenciais para prevenir o parto prematuro”, ressalta Dr. Élvio.

As mexidinhas aparecem bem mais cedo. ” Entre a 18ª e 20ª semana de gestação começam os chutes e movimentos do bebê. Com os múltiplos, calculamos que esse início ocorra 2 semanas antes”, conclui Floresti.

Apesar de ser considerada uma gestação de risco, o pre natal do gemelar na grande maioria das vezes, se bem acompanhado tem um desfecho muito bom e apesar de mais trabalho, os bebes farão a diferença e trarão muita alegria a todos

Sobre o especialista.

Doutor ElvioFloresti Junior é ginecologista e obstetra formado pela Escola Paulista de Medicina desde 1984. Possui título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e título de especialista em colposcopia. Além disso, é especializado em histerectomia vaginal sem prolapso uterino (sem necessidade de corte abdominal) e está atualizado com as últimas técnicas cirúrgicas como sling vaginal.

Realiza pré-natal especializado e atua em gestações de alto risco.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com