Durante as viagens: Como alimentar o seu bebê?

10 dicas para a introdução alimentar
9 de novembro de 2017
Top 10 dicas sobre como perder peso após a gravidez
15 de novembro de 2017

Preocupações que nós pais temos em como alimentar nossos bebês durante viagens e os cuidados que devemos tomar ao entrar em novos países com comidas e costumes diferentes dos nossos – faz diferença pra nós, então, imagine para eles – os bebês.

Viajar também é ter em mente a alimentação que o seu bebê irá consumir no seu próximo destino de férias. Até os 8 meses de idade da Ella eu ainda não tinha me perguntado sobre o assunto. A Ella estava exclusivamente na amamentação e ainda não comia como os “grandes”. Em junho de 2015 quando fomos passar 2 semanas no Marrocos, o pediatra me alertou sobre a alimentação da Ella e me aconselhou diversificá-la.

Honestamente eu não me senti muito segura em começar a nova fase alimentar dela no Marrocos, então decidi amamentar por mais um mês. Foi apenas em julho de 2015, no Brasil, que ela começou a comer purê de frutas e legumes. Mas e aí? Como alimentar o seu bebê durante uma viagem?

Prático e Confortável

Viajar com um bebê que ainda está na amamentação é ideal durante uma viagem ao exterior (e na vida cotidiana também ). Além de ser mais conveniente e menos volumoso do que transportar bolsas com vasilhas e latas de fórmulas, amamentar é também muito mais econômico .

Se você ainda amamenta 

 

 1) Beba muita água

Principalmente se o seu próximo destino de viagem for muito quente.

2) Se alimente bem

Parece mais um conselho sem sentido ou até mesmo clichê porém a alimentação da mãe tem um papel muito importante na produção e na composição do leite. Em certos países de clima quente, sentir fome é mais incomum, mas mesmo assim, é essencial continuar se alimentando o suficiente e corretamente para poder passar ao bebê tudo o que ele necessita.

Tenha sempre uma chiquinha 

Para evitar expor os seios – se amamentar é algo normal e natural no Brasil e na França, isso se torna diferente em países muçulmanos, pois a nudez ou apenas a mostra de seios é muito mal vista e é tida como desrespeito.

Se o bebê usa mamadeira

 

Como ferver as mamadeiras?

  • Se o seu bebê bebe em água morna, bom, pode pedir que eles (no restaurante ou no hotel) reaqueçam a água no micro-ondas ou no banho maria. Eles com certeza vão fazer este favorzinho gentilmente. Ah! Pode parecer óbvio mas não esqueça de dar a informação de quanto tempo é necessário para aquecer a água se não eles vão deixar a água borbulhante e pelando e aí você vai perder uns 5 minutos esfriando a água antes de dá-la ao seu bebê.
  • Muito importante também saber que a mamadeira deve ser esterilizada após cada mamada pois não deve ficar nenhum vestígio de resto de suquinho ou até mesmo do leite de fórmula, isso pode causar até diarreia no bebê por ainda não terem um sistema imunológico 100% completo, portanto, utilizem sempre limpas para garantir uma boa utilização.

 

Se o bebê come Purê

 

1) Papinhas industrializadas

Viajar com papinhas industrializadas é provavelmente mais confortável e prático mas é também muito menos fácil. Durante uma viagem de longas horas é recomendado ter papinhas que não necessitem ficar no refrigerador. Ainda que práticas, por já serem prontas e fáceis para aquecer, as papinhas são difíceis de se transportar em uma viagem por serem volumosas e pesadas. Elas acabam tomando espaço nas mala e podem afetar no custo do peso da mala.

2) Purê Caseiro

 A) O Uso do BabyCook

É um aparelho que cozinha a comida do bebê a vapor – muito fácil de transportar. O  BabyCook pesa menos de 4kg e se pode transportar na bagagem de mão. Ele é fácil para se usar tanto em casa quanto no hotel e tudo o que você precisa é de uma tomada elétrica e um pouco de água (+ os legumes e as frutas). O aparelho cozinha e mistura os alimentos, portanto é perfeito para os pais viajantes .

 B) No hotel ou restaurante

Se você não tem um BabyCook, não se preocupe! Durante as viagens, mesmo sem um BabyCook, é possível sim cozinhar o purê dos bebês. Seja em um apartamento de temporada ou até mesmo em um hotel ou restaurante, é sempre muito simples de cozinhar.

Mesmo que seja fácil cozinhar de forma saudável para nossos filhos durante as viagens e em todos os tipos de acomodações, ainda assim é muito mais fácil em um apartamento de temporada. Normalmente os apartamentos de temporada e até os apart-hotéis disponibilizam o material necessário para cozinhar alimentos – mas se você não está em um apartamento de temporada, os hotéis e restaurantes em geral cozinham gratuitamente o purê.