Doula – Significado do termo e preços cobrados

Como saber se estou dilatando para o parto
3 de agosto de 2017
Como montar um Quarto Montessoriano simples
9 de agosto de 2017

A doula tem o papel de preparar a mulher para o momento de ter o bebê, oferecendo todo o apoio necessário antes, durante e após o parto. Saiba mais sobre essa profissional, que é tão importante nesse momento especial.

Doula – Significado do termo
A palavra doula tem origem no grego e significa “mulher que serve”. As doulas oferecem suporte para a mãe antes, durante e após o nascimento do bebê. Esse suporte envolve tanto a compartilhamento de conhecimentos, como também a parte afetiva, emocional e física. Ela não realiza nenhum tipo de procedimento médico, como fazer exames ou dar medicamentos para o bebê.

Antes do parto, a doula dá o suporte necessário aos pais para que eles conheçam e compreendam como funciona cada tipo de parto, explicando as vantagens e desvantagens de cada um. Dessa forma, fica mais fácil para fazer a melhor escolha.

Estar em um ambiente hospitalar pode deixar a mulher em uma situação incômoda, devido à presença de pessoas desconhecidas. Isso sem contar toda a ansiedade, dores e receio no momento do parto.

Por isso, quando a hora chega, a doula atua como assistente da mulher no parto, deixando-a mais tranquila e segura nesse momento, ajudando a futura mamãe com massagens de relaxamento, ensinando técnicas de respiração, deixando a mulher em posições que sejam mais confortáveis para o parto e também explicando o significado dos termos médicos mais complicados.

Curso de Doula: onde fazer?
O curso pode ser feito por quem busca qualificação nessa área. Os cursos mais conhecidos são o do GAMA e o ANDO, que são oferecidos em diversas cidades do Brasil. Os sites para maiores informações são:

Quanto custa uma doula com experiência?
O serviço de uma doula custa por volta de R$ 700,00 a R$ 1000,00. A contratação inclui visitas pré-parto, assistência durante o trabalho de parto e também suporte no pós-parto, quando há necessidade.

Também é possível encontrar doulas voluntárias, que não cobram pelos seus serviços.

Doula x parto humanizado
O parto humanizado tem se tornado cada vez mais a opção escolhida pelas mulheres, que decidem se tornar protagonistas do parto. Por esse motivo, as doulas são cada vez mais requisitadas nesses casos.

O parto humanizado faz com que a equipe médica acompanhe o parto de forma técnica, enquanto a doula se mantém ao lado da mulher, oferecendo a ela o apoio necessário, aliviando as dores com o uso de medicamentos naturais e a lembrando do poder que a mulher tem em dar a luz sem depender de mais ninguém para isso.

Onde contratar doulas?
Alguns poucos hospitais possuem o serviço de doulas voluntárias de plantão. Caso deseje contratar uma, o ideal é buscar por indicações ou então procurar em sites especializados que oferecem o serviço.

É importante realizar uma entrevista prévia para assim poder escolher aquela com quem você mais se identifica.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com